O consumidor cada vez tem mais voz e poder de decisão sobre a marca que pretende usar e, consequentemente, o representar. Para isso, ele utiliza as mais diversas plataformas para divulgar sua satisfação ou não. O RECLAME AQUI, por exemplo, é um incrível espaço par o consumidor se expressar.

Nessa última sexta-feira, 29 de abril, em comemoração ao aniversário do site, decidiram até se vingar de algumas empresas que desrespeitam o consumidor. Você pode conferir o vídeo completo aqui.

É claro que o Reclame Aqui merece todos os elogios do mundo pela iniciativa, mas nossa questão aqui é sobre o que acontece nas empresas para que tenham essa péssima reputação no site.

Como sempre debatemos, a chave de qualquer estratégia é ter uma identidade bem definida. E o seu relacionamento interno é de grande importância para que esta identidade se consolide. Com os colaboradores conscientes e empolgados com ela, fica menor a chance dessas derrapadas acontecerem.

Não basta a comunicação fazer um negócio bacana, criativo e mentiroso. Tem que estar na alma das pessoas para empresa poder dizer que está na alma dela.